Radiografias Intrabucais

1. Periapicais

Feitas com a técnica do paralelismo com cone longo. Possibilita uma visão em conjunto das estruturas componentes do órgão dentário e região periapical. Podemos avaliar as relações anatômicas entre as dentições decídua e permanente; a presença de alterações coronárias, tais como processos de cáries, cáries reincidentes sob restaurações; alterações pulpares e dentinárias como cáries, mineralizações, nódulos pulpares e forma da câmara pulpar e dos condutos radiculares; na manipulação dos condutos radiculares, o conhecimento da forma, do tamanho e do número de raízes dentárias; a existência de anomalias dentárias, reabsorções radiculares internas e externas.

2. Interproximais

Indicadas principalmente para o exame das faces interproximais dos dentes posteriores e da crista óssea alveolar com a finalidade de detectar a presença de processos de cáries nesta região, adaptação marginal de restaurações e presença de lesões periodontais com destruição da crista óssea alveolar.

3. Oclusais

Usadas em pacientes edêntulos na pesquisa de raízes residuais, dentes inclusos, dentes supranumerários ou no estudo de grandes áreas patológicas. Também usadas em fraturas, pesquisa de sialolitos, avaliação ortodôntica de expansão palatina e em fendas palatinas.