Prototipagem

Prototipagem

As imagens de um tomógrafo computadorizado podem ser usadas para produzir modelos físicos da anatomia humana por técnicas de prototipagem. Todas estas técnicas são baseadas no mesmo princípio de construção de uma estrutura 3D, camada por camada. O resultado final é um modelo físico em escala real da região anatômica escolhida. Modelos anatômicos precisos fabricados a partir de imagens tomográficas computadorizadas, fornecendo uma informação tátil e visual para diagnóstico, terapêutica e fins didáticos. Um modelo em tamanho real da região patológica torna mais fácil para o cirurgião perceber sua real complexidade. O poder de comunicação entre a equipe é melhorado e a troca de informações entre o cirurgião e o paciente é facilitada. Os modelos podem ser usados para planejar e ensaiar uma complexa cirurgia. Sobre um modelo podem ser utilizados os instrumentais da própria cirurgia, com um campo de visão impossível durante o procedimento operatório. Este cuidadoso planejamento reduz o risco de surpresas cirúrgicas e permite várias tentativas.

Biomodelos Esteriolitografia

Protótipo de Adição

A simulação da instalação de implantes em protótipos obtidos de tomografia auxilia na previsibilidade e execução do tratamento, além de facilitar a comunicação com o paciente.

Visualizadores de Tomografia

Depois de ter criado o primeiro software específico para visualizar tomografias lineares para implantes, o MLPI, o INDOR em parceria exclusiva em São Paulo com a BIOPARTS, desenvolveu o DENTAL SLICE.

Este programa permite visualizar as imagens axiais, transaxiais (Dental) e 3D, de qualquer exame realizado pela técnica de Tomografia Computadorizada, em linguagem Dicom, realizada no INDOR.

Sua grande aplicação pode ser observada em Implantodontia, no diagnóstico de lesões e alterações morfológicas de todo complexo maxilo-mandibular.

Como Obter o Visualizador de Tomografia?

Ao requisitar um exame de tomografia computadorizada volumétrica, basta ao solicitar o formato das imagens (digital ou impresso) requisitar o visualizador ( Dental Slice TM; Implant Viewer TM; Prexion Viewer TM; One Volume Viewer TM) ou caso já tenha um software específico, solicite os dados Dicom (Digital Imaging and Communications in Medicine) para poder observar todos os cortes nos planos axial, coronal, sagital e nas reformatações oblíquas, que servirá como arquivo de todos os dados da tomografia de seu paciente, evitando a necessidade de arquivar filmes em seu consultório e possibilitando inclusive a realização de protótipos.