Normas de Segurança
Objetivo
Este documento tem como objetivo estabelecer as normas de biossegurança, assepsia, antissepsia e esterilização, minimizando os riscos de contaminação dos profissionais e pacientes do INDOR.
O INDOR sempre atendeu às principais normas de biossegurança para garantir o bem-estar e proteção de todos os seus pacientes e colaboradores.
Agora, com a pandemia do novo coronavírus, os protocolos de biossegurança foram reforçados.
Estamos vivendo um momento atípico e nos preparamos para atender prezando ainda mais pela segurança de nossos pacientes e colaboradores.
Esse vídeo abaixo elucidará os cuidados e processos de biossegurança realizados durante todo o atendimento, além da higienização constante realizada por nossa equipe de limpeza que foi devidamente treinada para esse momento em que estamos vivendo.
Nosso protocolo de BIOSSEGURANÇA está de acordo das normas do Conselho Federal de Odontologia, da Organização Mundial da SAÚDE, FDI/ CDC- EUA.
Abaixo apresento nosso modelo de desinfecção das salas.
Em primeiro lugar possuímos em nossas Unidades 4 salas de espera, com limite máximo de 6 pessoas por ambiente.
Nosso sistema de climatização está equipado com filtros de ar especiais para minimizar e mitigar qualquer contaminação das estruturas e equipamentos.
Possuímos dois equipamentos idênticos de qualquer modalidade de exames em salas isoladas.
Isso significa que cada sala é devidamente desinfectada aproximadamente a cada 20 minutos e colocamos e retiramos barreiras descartáveis a cada atendimento.
Além disso entre cada atendimento é realizado todos os possíveis processos de desinfecção.
Ressaltamos que todos os nossos técnicos e radiologistas já foram devidamente vacinados.
Conceitos
BIOSSEGURANÇA: é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos químicos, físicos ou biológicos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados.
ASSEPSIA: Conjunto de procedimentos realizados que visa a eliminação e impedir a introdução e/ou a proliferação de microrganismos patogênicos nos organismos, objetos e ambientes. A assepsia é dividida em 3 partes:
- Desinfecção – Conjunto de procedimentos que visa a diminuição do número de microrganismos (patogênicos) de um objeto inanimado, que não possa ser esterilizado. Este procedimento não elimina 100% dos microrganismos.
- Antissepsia – Conjunto de procedimentos que visa a diminuição do número de microorganismos (patogênicos) na pele e mucosa de seres vivos. Este procedimento não elimina 100% dos microrganismos.
- Esterilização – Conjunto de procedimentos que visa a eliminação de todos os tipos de microrganismos (bactérias, vírus, fungos e esporos) de instrumentais e/ou equipamentos utilizados no paciente. Este procedimento elimina 100% dos microorganismos.
Conteúdo
A desinfecção em uma clínica de diagnóstico por imagem deve ser realizada em locais como aparelhos de Raios-X, tomógrafos e escâner intra ou extraoral (em todas as áreas de contato, inclusive posicionadores extraorais e os disparadores), aventais e lençóis plumbíferos, suportes dos aventais plumbíferos, sensores intraorais, protetores de sensores intraorais não esterilizáveis, maçanetas de portas, puxadores de gavetas, mesas, cadeiras, canetas e tudo mais que for possível do profissional e/ou do paciente tocar a mão.
O piso de todos os ambientes também deve ser desinfetado. Todos os procedimentos de desinfecção devem ser realizados de forma rotineira antes de cada atendimento paciente ser atendido.
A antissepsia deve ser realizada nas mãos e antebraços de todos os funcionários da clínica, em especial dos profissionais que irão entrar em contato com o paciente para atendê-lo, nas mãos, antebraços e rosto dos pacientes, intra e extraoral nos pacientes e nas mãos de todos os outros membros da equipe de trabalho.
A esterilização pode ser realizada por métodos físicos ou químicos. Deve ser seguida a recomendação de cada fabricante para cada produto. Os instrumentais e/ou equipamentos que devem ser esterilizados para o uso em pacientes em uma clínica de diagnóstico por imagem são os posicionadores intraorais, protetores de sensores intraorais esterilizáveis, espelhos clínicos, moldeiras, compressas de gazes e algodões.
- O nosso controle de infecção inclui o uso dos equipamentos de proteção individual que são as luvas, máscara, gorro, avental, óculos de proteção e o protetor facial (face shield) e lavar as mãos com água e sabão.
- Higienizar as mãos com álcool gel antes de voltar às atividades.
A limpeza e desinfecção dos ambientes de trabalho são feitas rigorosamente.
Fazemos uso de barreiras mecânicas com o uso de filmes de PVC ou sacos plásticos para cobertura de superfícies mais difíceis de serem lavadas e desinfetadas, como seringas tríplices, refletores de luz, cabeçote de aparelhos de radiografia. As mesmas são trocadas entre os pacientes e removidas no final dos trabalhos. Os sensores digitais intrabucais (periapical, interproximal e oclusal são recobertos com saquinho plástico selado numa seladora (invólucro plástico descartável) e os posicionadores, afastadores e moldeiras são autoclavados.
Orientações aos Pacientes
Todos os pacientes serão agendados e receberão uma mensagem padrão com a data do agendamento, as informações necessárias para o comparecimento à clínica e o questionário de saúde que deverá ser preenchido e encaminhado antes da data do atendimento.
Sugerimos que apenas o paciente se dirija à clínica para a realização do exame. No caso de paciente portador de necessidades especiais ou crianças, será permitida a entrada de apenas um acompanhante;
- Limpar a sola dos sapatos antes de entrar na clínica;
- Higienizar as mãos com álcool gel;
- Dirigir-se à recepção utilizando máscara descartável;
- Higienizar as mãos com álcool gel antes de deixar a clínica