Cirurgia Virtual
Cirurgia Virtual
A utilização de tomografia computadorizada associada a softwares específicos permitem o planejamento virtual da cirurgia de implantes ou a própria cirurgia guiada, a qual é uma modalidade terapêutica revolucionária proporcionado uma diminuição drástica do tempo cirúrgico, com menor sangramento, e planejamento protético imediato.
Por meio de softwares específicos podemos planejar virtualmente o local exato de uma futura instalação dos implantes, respeitando a anatomia do processo alveolar (altura e espessura ósseas), simulando o tamanho, o diâmetro e angulação dos implantes.
Este método permite a simulação de tratamentos, sendo bastante utilizada para incrementar o planejamento.
Exemplo de simulação de instalação de implantes do tipo zigomático, utilizando o software Dental Slice.
Dental Slice
Depois de ter criado o primeiro software específico para visualizar tomografias lineares para implantes, o MLPI, o INDOR em parceria exclusiva em São Paulo com a BIOPARTS, desenvolveu o DENTAL SLICE.
O Indor esta apto a realizar Tomografias especificas para qualquer sistema de Cirurgia Virtual Guiada, fazendo a fusão de imagens DICOM com STKL de escaneamentos intra-bucais: Usando SLICE GUIDE, NOBEL GUIDE, SURGI GUIDE, IMPLANT VIEWER, COMPU GUIDE CEREC SW, SIRONA CONECT e outros.
Este programa permite visualizar as imagens axiais, transaxiais (Dental) e 3D, de qualquer exame realizado pela técnica de Tomografia Computadorizada, em linguagem Dicom, realizada no INDOR.
Sua grande aplicação pode ser observada em Implantodontia, no diagnóstico de lesões e alterações morfológicas de todo complexo maxilo-mandibular.
Utilizando o software Dental Slice
O programa está dividido em quatro janelas:
- Cross (cortes transaxiais)
- Axial (cortes axiais)
- Panoramic (cortes panorâmicos)
- 3D (Reconstrução Tridimensional)
Como obter este software?
Basta solicitar a tomografia computadorizada volumétrica com este visualizador no formato digital ou gravação em CD.
Para a realização de cirurgia guiada (com a utilização de guia) pode ser necessária a realização de duas tomografias (nos casos de pacientes edêntulos), sendo uma do paciente com um guia tomográfico e a outra tomografia apenas da guia; ou em caso de áreas parciais podem ser realizada a tomografia completa do arco dental e o escaneamento intraoral.
A junção das imagens obtidas permite a simulação de instalação de implantes e posterior confecção de guia cirúrgico, proporcionando maior rapidez e segurança ao procedimento, e conforto ao paciente.
Neste caso gentilmente cedido pelo Prof. Dr. Samy Tunchel observamos a utilização da tomografia computadorizada e do sistema Nobel Guide para a instalação de implantes na mandíbula por meio de cirurgia guiada.
Caso Nobel Guide
Observamos neste controle tomográfico pós operatório o perfeito posicionamento no processo alveolar do implante instalado com o planejamento realizado virtualmente.
A cirurgia virtual guiada também pode ser utilizada em planejamento de mini implantes para a Ortodontia, utilizando a tomografia computadorizada associada ao escaneamento intraoral, como podemos observar neste caso pioneiro do Prof. Dr. Camillo Morea publicado no exterior em 2011
Morea C, Hayek JE, Oleskovicz C, Dominguez GC, Chilvarquer I. Precise insertion of orthodontic miniscrews with a stereolithographic surgical guide based on cone beam computed tomography data: a pilot study. Int J Oral Maxillofac Implants. 2011 Jul-Aug;26(4):860-5. PMID: 21841996.
Desde 2018 iniciamos os trabalhos de Cirurgia Virtual.
O uso de sistemas de Cirurgia Virtual vem evoluindo de forma vertiginosa.
Um dos exemplos é o sistema CEREC, onde a fusão de Imagens de escaneamentos Intra Orais com a fusão de Tomografias Computadorizadas de Feixo Cônico. Abaixo o planejamento virtual pré-trans-pós operatório.
Cortesia do Dr Bruno Godoy.
Escaneamentos Intra orais - PRINCIPAIS APLICAÇÕES
Os avanços da cirurgia guiada também são utilizados na Endodontia, no auxílio do acesso a condutos calcificados e também em cirurgias paraendodônticas.
Neste corte transaxial do elemento 25 observamos a perda de substância coronária (maior por palatino) com a indicação clínica de tratamento endodôntico.
Verificamos a acentuada atresia dos condutos radiculares nos terços cervical e médio dos condutos radiculares vestibular e palatino do elemento 25, os quais se unem no terço apical e terminam em forame apical único.
Foi proposto à paciente a alternativa de tratamento endodôntico por meio de cirurgia guiada endoguide.
Caso finalizado com a obturação do conduto palatino. Caso gentilmente cedido pelo Prof. Dr. Marcelo dos Santos
Recentemente fizemos uma parceria de trabalho com o Lab Slice BH.
Mais informações:
https://www.slice.com.br/slicelab
Protocolo Marpe
A técnica conhecida como MARPE ( Micro implante Assisted Rapid Palatal Expansion ) é indicada para a expansão do arco superior, onde o aparelho disjuntor é fixado no palato, por meio de parafusos de ancoragem esquelética, ao invés da tradicional fixação nos dentes, evitando-se assim a inclinação dentária, com resultados mais previsíveis.
Para a realização da técnica de expansão rápida da Maxila (Marpe) é necessária a realização da tomografia volumétrica da Maxila em alta resolução e do escaneamento intraoral.